ISO 19600

Estamos em processo de Implantação do Sistema de Gestão de Compliance (SGC), em conformidade com o padrão normativo ISO 19600. 

Algumas mudanças estão previstas nos processos administrativos e operacionais, mas a principal mudança que queremos alcançar, é no nosso comportamento pessoal, como corresponsáveis pela manutenção e melhoria das boas práticas já existentes em nossa organização.

O que é a ISO 19600?

A ISO 19600, estabelece as diretrizes do sistema de gestão de compliance e foi embasada nos padrões internacionais mais rigorosos, além de uma norma já existente na Austrália (AS 8306), país responsável pelo seu desenvolvimento.

A norma internacional dispõe de instruções para o estabelecimento, desenvolvimento, implementação, avaliação, manutenção e melhoria do sistema de gestão da conformidade, visando garantir eficiência dentro da corporação.

Baseia-se também, nos princípios da boa governança, proporcionalidade, transparência e sustentabilidade, sendo aplicáveis a empresas de qualquer porte, desde que observadas sua estrutura, natureza e complexidade, para garantir que sua essência seja preservada, tendo em vista que a norma foi gerada com o intuito de orientar e não de certificar, possibilitando que as organizações criem um sistema de gestão para atender apenas suas necessidades dentro de suas possibilidades.