EnglishPortugueseSpanish

  • 55 11 3263.1112

ISO 37001

EM PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

Também conhecida como norma anticorrupção ou antissuborno, é uma norma internacional que fornece os requisitos  e a devida orientação para estabelecer, implantar, manter e aperfeiçoar um sistema de gestão anticorrupção.

Seu objetivo principal é apoiar o combate aos atos ilícitos por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

A norma ISO 37001 institui o combate ao suborno praticado tanto contra uma organização e seus funcionários, como em favor destes. Também é aplicada para combater os subornos praticados e recebidos por terceiros, ligados direta ou indiretamente à organização.

Implementar a ISO 37001 é uma maneira de sinalizar que a CBF está realmente comprometida a adotar padrões internacionais de combate ao suborno.

E mais: a CBF terá mais uma medida de defesa contra eventuais penalidades da Lei Anticorrupcao Empresarial (Lei 12.846/13), que estabelece sanções pesadas para pessoas jurídicas envolvidas com casos de corrupção como, por exemplo, multa no valor de 0,1% a 20% do faturamento bruto do exercício anterior.

Já no caso de colaboração com uma investigação, a adequação à ISO 37001 ajuda a organização a fornecer provas para os investigadores de que a organização tomou medidas razoáveis para impedir eventuais atos de não conformidade.