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Sistema De Gestão de Compliance e Antissuborno

A CBF Cargo mantém o compromisso com a eficácia do sistema de gestão de Compliance e Antissuborno, melhorando continuamente os processos de prestação de serviço de logística internacional visando combater o suborno por meio de uma cultura de estímulos a hábitos de integridade, transparência e conformidade com as normas.

ISO19600

Publicada em dezembro de 2014, a ISO 19600, estabelece as diretrizes do sistema de gestão de compliance e foi embasada nos padrões internacionais mais rigorosos, além de uma norma já existente na Austrália (AS 8306), país responsável pelo seu desenvolvimento.

A norma internacional dispõe de instruções para o estabelecimento, desenvolvimento, implementação, avaliação, manutenção e melhoria do sistema de gestão da conformidade, visando garantir eficiência dentro da corporação.

Baseia-se também, nos princípios da boa governança, proporcionalidade, transparência e sustentabilidade, sendo aplicáveis a empresas de qualquer porte, desde que observadas sua estrutura, natureza e complexidade, para garantir que sua essência seja preservada, tendo em vista que a norma foi gerada com o intuito de orientar e não de certificar, possibilitando que as organizações criem um sistema de gestão para atender apenas suas necessidades dentro de suas possibilidades.

ISO37001

Também conhecida como norma anticorrupção ou Antissuborno, é uma norma internacional que fornece os requisitos e a devida orientação para estabelecer, implantar, manter e aperfeiçoar um sistema de gestão anticorrupção.

Seu objetivo principal é apoiar o combate aos atos ilícitos por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

A norma ISO 37001 institui o combate ao suborno praticado tanto contra uma organização e seus funcionários, como em favor destes. Também é aplicada para combater os subornos praticados e recebidos por terceiros, ligados direta ou indiretamente à organização.

Implementar a ISO 37001 é uma maneira de sinalizar que a CBF está realmente comprometida a adotar padrões internacionais de combate ao suborno.

E mais: a CBF terá mais uma medida de defesa contra eventuais penalidades da Lei Anticorrupção Empresarial (Lei 12.846/13), que estabelece sanções pesadas para pessoas jurídicas envolvidas com casos de corrupção como, por exemplo, multa no valor de 0,1% a 20% do faturamento bruto do exercício anterior.

Já no caso de colaboração com uma investigação, a adequação à ISO 37001 ajuda a organização a fornecer provas para os investigadores de que a organização tomou medidas razoáveis para impedir eventuais atos de não conformidade.

Política de Gestão de compliance e Antissuborno

A CBF Cargo mantém o compromisso com a eficácia do sistema de gestão de Compliance e Antissuborno, melhorando continuamente os processos de prestação de serviço de logística internacional visando combater o suborno por meio de uma cultura de estímulos a hábitos de integridade, transparência e conformidade com as normas.

  • Proibido dar, oferecer e receber suborno direta ou indiretamente;
  • Todos devem seguir o código de ética e conduta e o sistema de gestão de compliance e Antissuborno;
  • Todos devem cumprir as leis Antissuborno aplicáveis a organização;
  • Toda denúncia recebida será avaliada e, se necessário, proceder-se-á uma investigação apropriada; em se tratando de uma denúncia devidamente fundamentada o denunciante não sofrerá nenhuma represália;
  • Atender as legislações e requisitos do sistema de gestão de compliance e Antissuborno;
  • Buscar continuamente a melhoria contínua junto aos requisitos do sistema de gestão de compliance e Antissuborno;
  • Sempre com práticas orientadas pela ética, transparência, honestidade e negociação justa, a função do compliance e Antissuborno tem total independência e autoridade dentro do sistema de gestão. 
  • A violação da política de compliance e Antissuborno, bem como os requisitos estabelecidos dentro do sistema de gestão, acarretara em medidas disciplinares estabelecidas por lei.

CBF Cargo remains committed to the effectiveness of the Compliance and Anti-Bribery management system, continuously improving international logistics service provision processes to combat bribery through a culture of encouraging habits of integrity, transparency, and compliance with standards.

  • It is forbidden to give, offer and receive bribes directly or indirectly;
  • Everyone must follow the code of ethics and conduct and the compliance and anti-bribery management system;
  • Everyone must comply with the anti-bribery laws applicable to the organization;
  • Every complaint received will be evaluated and, if necessary, an appropriate investigation will be carried out; in the case of a duly substantiated complaint, the complainant will not suffer any reprisals;
  • Meet the legislation and requirements of the compliance and anti-bribery management system;
  • Continuously seek continuous improvement with the requirements of the compliance and anti-bribery management system;
  • Always with practices guided by ethics, transparency, honesty and fair negotiation, the function of compliance and anti-bribery has total independence and authority within the management system.
  • The violation of the compliance and anti-bribery policy, as well as the requirements established within the management system, will result in disciplinary measures established by law.